quarta-feira, 4 de julho de 2012

Fontes de Energia - Carvão Mineral


Matriz Energética – Back to Black

E o futuro? E as fontes de energia? E o meio ambiente? Li recentemente uma reportagem sobre o carvão mineral. Em tempos que se falam de carros elétricos, combustíveis não poluentes, biomassa, sustentabilidade, Rio – 92, Rio + 10 e Rio + 20, os dados sobre o carvão mineral são assustadores para os ecologicamente corretos.
Os chineses estão obcecados por este combustível. O carvão (não o do churrasco) voltou com tudo. Hoje ele serve para gerar energia e alimentar a indústria siderúrgica. Já foi o motor da revolução industrial no século XVIII. O carvão tem a mineração mais poluente e perigosa do mundo. O planeta vai sentir saudades do petróleo?
Atualmente o carvão representa 27,2% da matriz energética mundial, atrás apenas do petróleo, que tem 32,8%. Segundo estimativas, o carvão mineral vai ultrapassar o petróleo já em 2030. Os maiores produtores e consumidores de carvão do mundo são a China, os Estados Unidos e a Índia.
O problema é que queimar carvão é mais poluente do que as outras alternativas. Em porcentagem de dióxido de carbono por unidade energia gerada, o carvão polui 66%, contra 43% do seu primo preto, o petróleo.
E o Brasil? Um país com enorme potencial de gerar energia hidráulica ainda discute a construção de Belo Monte. A não construção desta usina já gera um grande prejuízo, inclusive ambiental, já que o ritmo do desmatamento na Amazônia é acelerado, com ou sem hidrelétrica. Quem sabe não devêssemos usar mais carvão, ou energia nuclear?
Os problemas ambientais existem e devem ser divulgados. Mas existe uma falta de informação preocupante com relação à manutenção da matriz energética dos países. Será que China ou Estados Unidos estariam demorando tanto para construir uma hidrelétrica como o nosso país faz?
Concorda? Discorda? Tanto faz, o importante é debater o tema, e não apenas papagaiar o que dizem por aí. E cuidado, pois o carvão está voltando com tudo! Back in Black!

Fonte: Superinteressante – Edição 303 – Abril/2012 – Páginas 32-3

Leia neste blog, postagem sobre a construção de Belo Monte:
http://geopesca.blogspot.com.br/2012/06/um-belo-monte-de-bla-bla-bla.html

AC/DC - Back in Black

Nenhum comentário:

Postar um comentário