segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

As estruturas e as formas de relevo


Montanhas, planaltos, planícies e depressões. Estes são os quatro principais tipos de relevo que moldam a face do nosso planeta. O interessante é que o relevo nem sempre teve a mesma configuração atual, pois é resultado de variações ocorridas na superfície terrestre ao longo de milhões de anos. Tais variações são produzidas por dois tipos de forças, as externas (exógenas) causadas pelo intemperismo – degradação de rochas – químico e/ou físico, e as internas (endógenas) causadas pelo vulcanismo e pelo tectonismo.
As planícies se estendem por todo o planeta, terras baixas próximas aos grandes rios, como acontece com a gigantesca planície da Amazônia. Os planaltos são elevações onde predominam os processos de erosão, enquanto nas planícies predomina o processo de acumulação de sedimentos. Portanto, não é a altitude que define exatamente o que é um planalto ou uma planície.
As montanhas são chamadas de dobramentos modernos. São causadas pelo choque das placas tectônicas. São relativamente jovens na história geológica do planeta, com pouco mais de sessenta milhões de anos. No Brasil, geológica e tecnicamente falando não existem montanhas. As depressões são superfícies localizadas em altitude inferior à das regiões próximas, o que caracteriza uma depressão relativa. Quando uma depressão está abaixo do nível médio do mar, ela é absoluta, como ocorre no Mar Morto no Oriente Médio, mais de quatrocentos metros abaixo do nível do mar.
Não se deve confundir as formas de relevo – montanhas, planaltos, planícies e depressões – com as estruturas de relevo. Estas são basicamente: escudos cristalinos (os terrenos mais antigos da crosta terrestre constituídos de rochas magmáticas), as bacias sedimentares (estruturas formadas entre duzentos e seiscentos milhões de anos por rochas sedimentares) e os dobramentos terciários (formações mais recentes do nosso planeta, como os Andes, os Alpes e o Himalaia).

Mais sobre Geografia física:
http://geopesca.blogspot.com.br/2012/10/o-que-e-frente-fria.html

"ela falava coisas sobre o PLANALTO central...."
Eduardo e Mônica - Legião Urbana

Nenhum comentário:

Postar um comentário