terça-feira, 12 de agosto de 2014

Terrorismo na Nigéria - Boko Haram


As ações do grupo Boko Haram na Nigéria

Por Karine V. C. do Vale*

Boko Haram, grupo fundamentalista islâmico, atua desde 2002 no norte da Nigéria utilizando de métodos terroristas. Sua ideologia condena o ensino ocidental às mulheres, que segundo a sua concepção devem ser apenas servas. Seus ataques ocorrem em grande parte no sul do país onde a maioria é cristã e ensina as mulheres o oposto de seus ideais.
As ações horrendas do grupo só têm sido mostradas pela mídia neste ano, porém, desde 2009 empreendem uma forte campanha de ataques armados, atentados e sequestros. Em 2011 os ataques se intensificaram em várias cidades sendo utilizadas bombas em igrejas que realizavam missas após o natal. Em 2013, vestidos de militares interromperam o tráfego e ordenaram a saída dos veículos assassinando várias pessoas. Nove dias depois atacaram uma universidade e mataram cerca de 50 pessoas.
No ano de 2014 ataques ocorreram sucessivamente e em massa. Em janeiro dispararam contra uma vila e contra uma igreja. Em fevereiro atearam fogo a uma escola com todos que estavam no local. Em março atacaram uma aldeia, incendiaram e atiraram nos fugitivos. Em abril o sequestro de 276 meninas estudantes que seriam vendidas como esposas gerou manifestações contra o governo que se mostrou incapaz de responder às ações, ainda de acordo com o G1 boa parte das sequestradas foram expostas a abusos a todos do grupo. Atos como esses se repetem todos os dias sendo calados e ocultados.

Aluna do 9º Ano do Ensino Fundamental do Col. Est. Prof.ª. Iara Bergmann
Pesquisa desenvolvida nos site da BBC/G1/Veja/GNews/Wikipedia

Leia neste blog:
A culpa pelo fracasso na educação!
Nunca discorde de um revoltado na Internet
http://geopesca.blogspot.com.br/2014/08/geografia-virtual-e-sociedade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário