quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Generalizações geográficas


Para interpretar o mundo a Geografia é obrigada a fazer diversas generalizações. As diversas regionalizações estão cheias de termos gerais. Um dos casos mais frequentes é o uso de direções para representar fenômenos diversos.
Na Guerra Fria usava-se o Leste como sinônimo de socialismo. Falar em Oeste não era comum, então se usava o apelido do Oeste, o Ocidente, para representar o capitalismo. Com o fim da ordem bipolar, os termos perderam sua conotação. Hoje o oriente é usado para falar das sociedades que estão geográfica e culturalmente opostas à cultura cristã com democracia liberal, chamada novamente de ocidente.
Outro costume geográfico da nova ordem, é chamar os países ricos de países do norte, colocando o sul como subdesenvolvido. Norte e Sul também foram utilizados nos períodos coloniais e neocoloniais para representar a relação entre as metrópoles e as colônias.
O desafio é saber colocar os temos no contexto correto, sabendo quando se fala da política, da dominação cultural, ou simplesmete as divisões feitas pelo Meridiano de Greenwich e a Linha do Equador.

Mais sobre regionalizações: 

Botaram tanta fumaça - Tom Zé


Nenhum comentário:

Postar um comentário