sábado, 20 de julho de 2013

Demografia

Demografia

A interpretação dos dados demográficos de maneira correta é de importância inestimável para qualquer estudante de geografia que se preze. Mesmo aqueles que não estão interessados em um futuro geográfico necessitam saber interpretar dados populacionais, para não falar algumas besteiras.
A sabedoria popular diz que nascem mais meninas. Na verdade é o contrário, isso por uma questão biológica. Por diversos fatores as mulheres se tornam maioria a partir da faixa dos dezenove anos de idade. Daí a explicação do porque existem mais mulheres, as quais têm maior expectativa de vida.
Se alguém dissesse que no Brasil a taxa de crescimento populacional é maior do que na China, o que diria? Pois saiba que é a mais pura verdade. O ritmo de crescimento é maior em nosso país. Mas se considerarmos apenas os números absolutos, óbvio que teremos mais chineses nascendo todos os anos. Por isso, é relevante conhecer a diferença entre os termos de população absoluta e relativa.
A demografia é um dos conteúdos mais importantes da Geografia em sua missão de descrever o espaço geográfico. Uma pena que tantos professores ignorem esse conteúdo por considerá-lo muito “matemático”. Uma boa aula de demografia é o ponto de partida para os estudos cartográficos, geopolíticos, socioeconômicos, ambientais, etc., o que servirá tanto para os que se definem como críticos ou tradicionais.

Leia mais sobre população:



Nenhum comentário:

Postar um comentário