quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Senhor da Guerra

Um comentário sobre o filme Lord Of War - O Senhor das Armas, em português.


Ele não é um bandido comum. Na verdade, ele é quase um mocinho. Boa pinta, sedutor, simpático, um típico comerciante. Yuri Orlov roda o mundo vendendo uma mercadoria cobiçada e valiosa para qualquer governante disposto a manter o poder e o lucro. Na verdade, estes são os verdadeiros bandidos da história.
Como não é uma história convencional de hollywood com um roteiro quase sem começo e sem fim, O Senhor das Armas está longe de ser um daqueles filmes que tornam-se mitos do cinema. Uma pena, pois trata-se de uma história rica, real, surreal, atordoante, aterrorizante, e por incrível que pareça divertida.
O mundo é um barril de pólvora. O ser humano domina seu próximo em busca de prestígio, poder, dinheiro. Neste contexto é que o personagem de Nicolas Cage torna-se surpreendentemente carismático, mesmo sendo um mercador da morte.
Com a história das últimas três décadas do Século XX como pano de fundo, a trajetória de Orlov é contada de forma dinâmica em primeira pessoa, com frases de impacto que por vezes chegam a ser constrangedoramente engraçadas.
É possível fazer uma analogia histórica, geográfica, filosófica, política, geopolítica e ética sobre este filme. Quem já viu, deve rever com calma, principalmente a questão envolvendo as guerras civis africanas. Quem não viu, deve ver. Porém, um aviso: este filme não tem um final considerado politicamente correto, na verdade, não há final.

Quem viu o filme vai entender o clipe abaixo - Cocaine - Eric Clapton

Veja o comentário sobre o filme Diamante de Sangue em: http://geopesca.blogspot.com.br/2012/11/diamante-de-sangue.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário