domingo, 30 de junho de 2013

Esfacelamento nas Bálcãs – O fim da Iugoslávia

Ortodoxos versus Católicos versos Muçulmanos – não necessariamente nesta mesma ordem.
Samuel P. Huntington

Um acirramento espetacular de identidades civilizacionais ocorreu na Bósnia, especialmente em sua comunidade muçulmana. Historicamente, sérvios, croatas e muçulmanos viviam juntos pacificamente como vizinhos, eram comuns os casamentos entre eles, as identificações religiosas eram tênues.
Dizia-se que os muçulmanos eram bósnios que não iam à mesquita, os croatas eram bósnios que não iam à catedral e os sérvios eram bósnios que não iam à igreja ortodoxa.
Quando a identidade iugoslava se desfez, as identificações religiosas intensificaram-se. O multicomunitarismo se evaporou e cada grupo definiu-se em termos religiosos.
Os sérvios da Bósnia se identificaram com a Grande Sérvia, a Igreja Ortodoxa Sérvia e toda a comunidade eslava ortodoxa. Os croatas da Bósnia passaram a ser nacionalistas radicais acentuando seu catolicismo ocidental.
Os muçulmanos, antes da guerra, se viam como europeus defensores de uma sociedade multicultural. Com o início dos conflitos surge o objetivo de criar uma república islâmica na península balcânica. O idioma bósnio foi promovido como distinto do servo-croata. O governo incentivou a religião islâmica e deu preferência aos muçulmanos nas promoções de pessoal. O exército bósnio ficou islamicizado.
A Rússia ajudou a Sérvia, as potências européias ocidentais ajudaram a Croácia, e os países islâmicos do norte da África e Oriente Médio ajudaram a Bósnia.

Adaptado de O choque de civilizações – p. 341-3 – de S. P. Huntington

Mais trechos de O choque de Civilizações, publicado neste Blog:

  • Conflitos que envolveram alternâncias de coexistência desconfiada e violência perversa.

  • Somente a arrogância ingênua pode levar os ocidentais a pressupor que os não-ocidentais ficaram “ocidentalizados” por adquirirem artigos ocidentais.

Miss Sarajevo - U2

Nenhum comentário:

Postar um comentário