domingo, 17 de novembro de 2013

A Geografia da Percepção

A Geografia da Percepção
A corrente da Geografia da Percepção também influenciou a Geografia escolar. Ela se diferencia das demais correntes por se preocupar em verificar a apreensão da essência, pela percepção e pela intuição. Sua base é a fenomenologia, caracterizada por utilizar fundamentalmente a experiência vivida e adquirida pelo indivíduo.
De acordo com o geógrafo chinês Yu-Fu Tuan, a Geografia Humanística, como também é chamada, procura entender o mundo a partir do estudo das relações do homem com a natureza, bem como de seus sentimentos e ideias a respeito do espaço e do lugar.

Há hoje a necessidade de a Geografia pautar-se em explicações plurais que dialoguem com outras áreas do conhecimento, trabalhando as relações físicas e humanas concomitantemente, e as interações entre elas estabelecidas.

Um comentário:

  1. Texto muito bom. Lembra que a geografia vai muito além do
    estudo do relevo ou hidrografia. Além, é claro, do possibilismo Vs determinismo que nos é ensinado de maneira superficial na escola.
    Mas estuda também pessoas. Acima de generalizações de um povo, etnia ou outro esteriótipo qualquer. Mas o indivíduo em seu próprio meio e suas relações com este.

    Desculpe alguns erros, talvez divergência em opiniões, mas, acho importante comentar - já que leio a algum tempo o blog - para que saiba que gosto muito de seus posts.

    ResponderExcluir