sábado, 23 de novembro de 2013

O meio técnico-científico-informacional


Uma teoria do Brasil
Por Raquel Aguiar

“O meio técnico-científico-informacional surge na década de 1970 a se concentra nas áreas privilegiadas no período anterior, o que acentua as desigualdades territoriais. Assim, surgem áreas de globalização absoluta e relativa, o que gera espaços que mandam e espaços que obedecem.
Atualmente a informação fundamenta e orienta o trabalho e orienta sua divisão global e local. No nordeste a rede fundiária concentrada impõe às novas técnicas informacionais. O Centro-Oeste e a Amazônia, como não possuíam o meio técnico tradicional do período anterior, estão abertos para as novas técnicas. Na Região Concentrada (Sul-Sudeste) houve simplesmente a agregação das inovações técnicas, em paralelo a uma crise da indústria.
A globalização é o momento da ocupação do território brasileiro que mais acentuou as desigualdades sociais e as diferenças regionais brasileiras. A concentração do meio técnico-científico-informacioanal dificulta o acesso a bens e serviços e gera vazios de consumo representados pela pobreza, sobretudo urbana, que reúne todo o conteúdo explosivo do território hoje.”


Ciência Hoje – RJ – (Dez-2001) – Uma teoria do Brasil: última obra de Milton Santos sintetiza a realidade nacional diante da globalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário