domingo, 13 de janeiro de 2013

Lugar - Mais que um conceito geográfico


Entre os conceitos básicos da Geografia (paisagem, espaço, território, etc.) o mais complicado de explicar, sem dúvida, é o lugar. Está escrito assim lá na Wikipédia: “A ideia de lugar é muito abrangente, pois faz parte tanto do senso comum quanto do conhecimento científico. Na geografia, o termo lugar já foi empregado de muitas formas, pois cada corrente de pensamento geográfico o define de um modo distinto".
O lugar é totalmente pessoal e abstrato. Cada um atribui um significado diferente a um determinado lugar. Toda vez que vou à Campo Mourão – PR eu preciso passar pela rua onde morei. A casa em que vivi não existe mais. Nem mesmo o imponente pé de Santa Bárbara está lá. Mas passar por ali é como um ritual.
Já passei por inúmeras vezes na rua onde minha esposa cresceu em São Pedro do Ivaí – PR. Também é um ritual, um culto ao passado. A paisagem mudou, as pessoas mudaram, mas o lugar é o mesmo. É diferente de ver uma fotografia ou assistir um vídeo de família. Estar fisicamente no lugar é que dá significado ao conceito.
Quando vou explicar este conceito aos alunos do sexto ano do ensino fundamental faço com eles este exercício. Eles ainda são jovens, mas descrevem lugares que para eles são especiais, os quais para outras pessoas não têm significado algum.
Este é um dos motivos que torna a Geografia tão apaixonante. As pessoas pintam quadros de paisagens que já não existem. Mas o lugar, este sempre existe, eternizado em telas, fotografias e músicas.

Momento raro dos Titãs - Música: Fazendinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário